Quantificação científica na área do mar: Método inovador

Rúbrica Científica

Estudo inovador liderado pelo investigador Miguel Leal, do CESAM-UA, em coautoria com Ricardo Calado, membro da mesma unidade de investigação da Universidade de Aveiro (UA) quantifica, à escala mundial, a capacitação científica obtida no decorrer dos últimos 50 anos para a descoberta de novos produtos naturais de origem marinha.

A biodiversidade marinha tem um enorme potencial para a biotecnologia azul, constituindo um incrível reservatório de recursos genéticos e biológicos passíveis de serem usados, por exemplo, na indústria farmacêutica, cosmética e nutracêutica.

Este método será imprescindível no fornecimento de dados face às negociações políticas internacionais e para avaliação do sucesso da implementação do Protocolo de Nagoia no âmbito da Convenção da Biodiversidade Biológica.

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é uma convenção que tem como objetivo a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável dos seus constituintes e a repartição justa e equitativa dos benefícios gerados a partir da utilização de recursos genéticos, sendo Portugal parte da mesma. Um dos aspetos chave deste Protocolo é capacitar os países de origem dos recursos para que estes os possam explorar de forma sustentável e tirar partido dos seus benefícios.

Contudo, medir a capacitação desses países é uma tarefa complexa e para os quais existem poucos dados, sendo esse o aspeto a melhorar pelo trabalho dos investigadores da UA.

Relacionados

Técnica inovadora abre portas para o combate de variadas doenças

Rúbrica Científica
25 setembro 2021

As novas células cerebrais artificiais capazes de reter "memórias"

Rúbrica Científica
19 agosto 2021

Nova solução de degradação de plásticos descoberta no estômago das vacas

Rúbrica Científica
25 julho 2021

Nova terapia genética na luta contra a cegueira

Rúbrica Científica
27 junho 2021