Spray natural para substituir plástico na conservação de alimentos

Rúbrica Científica

Plástico. É uma das palavras mais pronunciadas dos últimos tempos. Apesar de ser cada vez menos utilizado, ainda existem muitos obstáculos para chegarmos a um mundo erradicado de plástico.

Esta realidade aproxima-se cada vez mais e a comunidade científica tem contribuído para tal, nomeadamente, um grupo de investigadores portugueses do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança. O seu trabalho culminou no desenvolvimento de um spray que pode ser usado na conservação dos alimentos. Este produto consegue tal efeito ao impedir o desenvolvimento de microrganismos, desidratação, oxidação e própria deterioração dos alimentos. Para além do que foi mencionado anteriormente, o spray é ainda 100% natural e, por isso, comestível e saudável. Este é constituído por um extrato de uma planta comum e um polímero de algas. Este produto foi criado com o intuito de reduzir o uso de embalagens de plástico e, assim, ajudar na preservação do meio ambiente.

O produto está à espera de ser certificado em Portugal e ainda tem de ser aprovado pela autoridade europeia de segurança alimentar.

Este excelente trabalho foi premiado com uma bolsa de 50 000 euros, que vai ajudar no aperfeiçoamento do spray, para um dia um futuro mais verde se tornar realidade.

Relacionados

Técnica inovadora abre portas para o combate de variadas doenças

Rúbrica Científica
25 setembro 2021

As novas células cerebrais artificiais capazes de reter "memórias"

Rúbrica Científica
19 agosto 2021

Nova solução de degradação de plásticos descoberta no estômago das vacas

Rúbrica Científica
25 julho 2021

Nova terapia genética na luta contra a cegueira

Rúbrica Científica
27 junho 2021