Prémio Nobel da Química atribuído a duas mulheres por descoberta de “tesouras genéticas”

Rúbrica Científica

Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna venceram o prémio anunciado esta quarta-feira pela Real Academia Sueca, em Estocolmo. As cientistas, investigadora do Instituto Max Planck, na Alemanha, e investigadora do Instituto de Medicina Howard Hughes, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, respetivamente, foram galardoadas com o prémio Nobel da Química.

O método CRISPR-Cas9, qual actua como "tesouras genéticas", representa um marco na engenharia genética permitindo uma fácil manipulação e modificação do genoma.

"Veio revolucionar as ciências da vida. Podemos facilmente editar os genomas como desejado"

O sistema CRISPR-Cas9 está naturalmente presente nas archaea e em bactérias como resposta do sistema imunitário contra vírus e plasmídeos invasores. Permite a inserção ou emissão de um gene conforme o pretendido, com auxilio de um RNA complementar ao gene desejado.

Este método tem várias áreas de aplicação, como as doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson), corrigir genes humanos defeituosos que causam patologias como a diabetes ou distrofia muscular e, ainda, permite a manipulação genética de plantas.

"Reescrever o código da vida"

Devido ao poder que o sistema CRISPR-Cas9 possui, diversos problemas éticos têm sido levantados na comunidade científica e não só. Um deles tendo sido referente ao médico chinês que modificou geneticamente gémeas, tentando conferir-lhes resistência ao HIV.

Várias são as investigações atuais que contam com esta técnica no desenvolvimento dos seus trabalhos. Quanto ao facto do prémio ser atribuído pela primeira vez a duas mulheres, Emmanuelle Charpentier desafia as raparigas que gostem de ciência a seguir o seu sonho, tendo demonstrado ser possível o sexo feminino ter impacto na investigação e ser premiado pelo seu trabalho.

Relacionados

Técnica inovadora abre portas para o combate de variadas doenças

Rúbrica Científica
25 setembro 2021

As novas células cerebrais artificiais capazes de reter "memórias"

Rúbrica Científica
19 agosto 2021

Nova solução de degradação de plásticos descoberta no estômago das vacas

Rúbrica Científica
25 julho 2021

Nova terapia genética na luta contra a cegueira

Rúbrica Científica
27 junho 2021