Os pássaros pensam

Rúbrica Científica

Um estudo recente na Alemanha descobriu que os pássaros e os mamíferos têm habilidades cognitivas semelhantes, pelo que a ideia de que estes animais são apenas seres vivos com instintos de sobrevivência pode estar errada.

São muitas as vezes que seres vivos surpreendem nos estudos a que são sujeitos, tendo sido comprovadas respostas a estímulos perante determinados imprevistos.

Independentemente da reduzida dimensão do cérebro das aves, foi publicada literatura em 2020 que sugere poderes mentais surpreendentes do mesmo. Um dos estudos revela a existência de um compartimento - pálio- semelhante ao neocórtex humano, fonte da inteligência humana. Outro comprova que os corvos carniceiros, também conhecidos como gralhas são capazes de pensamento consciente.

Estudos publicados na AAAS Science revelam que o pálio do pássaro tem neurónios que representam o que ele percebe - uma marca registada da consciência. Andreas Nieder, neurofisiologista da Universidade alemã de Tübingen, observou os cérebros das gralhas pretas enquanto respondiam a sinais, de forma a comprová-lo.

Uma equipa de cientistas investigou a parte do cérebro dos corvos carniceiros, na busca de pistas de que estas aves possuem uma consciência. Para esta experiência, treinaram corvos criados em laboratório para virar a cabeça após uma sequência de sinais luminosos. Através de elétrodos no cérebro dos corvos, detetaram a atividade nervosa entre o momento em que os pássaros viam o sinal e moviam as cabeças.

A atividade cerebral era clara, mesmo quando as luzes eram quase impercetíveis, sugerindo que não era simplesmente uma resposta a estímulos sensoriais, mas sim uma manifestação mental do que os pássaros viam - tipo de consciência.

Recorreram também a Scanners de luz polarizada 3D e comparam os resultados obtidos com imagens do pálio de ratos, macacos e córtices humanos. A análise revelou que as fibras do pálio das aves são organizadas de maneira surpreendentemente semelhante às fibras do córtex dos mamíferos.

Scientific Junior Value, Generating Success!

Relacionados

Nova solução de degradação de plásticos descoberta no estômago das vacas

Rúbrica Científica
25 julho 2021

Nova terapia genética na luta contra a cegueira

Rúbrica Científica
27 junho 2021

A ciência por detrás da dor emocional

Rúbrica Científica
27 maio 2021

Depressão e envelhecimento celular: estarão relacionados?

Rúbrica Científica
25 abril 2021