Biotintas para impedir contrafação têxtil

Rúbrica Científica

Investigadores do centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e do Centro de Engenharia Biológica (CEB), submeteram um pedido de pré-patente para tintas fluorescentes inovadoras.

Classificadas como biotintas florescentes ecossustentáveis, estas tintas apresentam características únicas e exclusivas com o objetivo de as tornar difícil de reproduzir ou clonar.

As biotintas são compostas por matérias naturais, resultando do metabolismo de microrganismos, em oposição às tradicionais, processadas a partir de petróleo.

Normalmente, as biotintas são utilizadas em impressoras 3D, as quais permitem a impressão de variados biomateriais de acordo com as características pretendidas.

A primeira impressão 3D surgiu no ano de 1984, tendo sido desenvolvida desde então. Pretende-se que fiquem cada vez mais acessíveis e eficazes, permitindo a produção simples de moléculas de química complexa.

Desta forma, esta inovação tem um papel principal no combate à contrafação ilegal de produtos têxteis, dando à bioimpressão, uma nova área para se desenvolver.

Na realidade do nosso país, a contrafação é algo frequente, sendo gerados, anualmente, um prejuízo avaliado em cerca de 450 mil milhões de euros, o que coloca em perigo mais de 200.000 postos de trabalho em todo o mundo, metade dos quais na Europa. Importante notar ainda que o comércio de produtos contrafeitos pode colocar seriamente em perigo a saúde e a segurança dos consumidores, nomeadamente, no caso de produtos têxteis.

Por outro lado, estimula ainda o setor industrial através de possíveis aplicações interessantes, como a possibilidade de padrões que se alteram com a luz ambiente.

Em suma, percebe-se que o desenvolvimento de conceitos tão inovadores como este potenciam o crescimento biotecnológico e são relevantes para várias indústrias, tornando-as mais inteligentes e funcionais.

Scientific Junior Value, Generating Sucess!

Relacionados

Técnica inovadora abre portas para o combate de variadas doenças

Rúbrica Científica
25 setembro 2021

As novas células cerebrais artificiais capazes de reter "memórias"

Rúbrica Científica
19 agosto 2021

Nova solução de degradação de plásticos descoberta no estômago das vacas

Rúbrica Científica
25 julho 2021

Nova terapia genética na luta contra a cegueira

Rúbrica Científica
27 junho 2021