Amêijoa asiática limpa águas contaminadas

Rúbrica Científica

Cuidar da água é essencial para preservar a vida.Por isso, é crucial investir no desenvolvimento de novas soluções de tratamento de águas eficazes e sustentáveis já que os processos atuais são bastante dispendiosos e complexos.

A amêijoa asiática é uma espécie invasora que está a destruir progressivamente certos ecossistemas, contudo, pode ter um papel importante na descontaminação de águas poluídas, nomeadamente de águas provenientes da produção de azeite.

ameijoas

Joana Pereira, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, afirmou: “Sabemos que as amêijoas asiáticas conseguem remover metais e compostos orgânicos recalcitrantes, ou seja, não biodegradáveis ou de difícil biodegradação, como os que se encontram nos efluentes da indústria de produção do azeite”.

A mesma investigadora destacou também a capacidade que estes bivalves têm de remover bactérias e vírus, microorganismos que podem vir a ser patogénicos.

Assim sendo, estas amêijoas são uma solução promissora para o tratamento de águas, diminuindo a utilização de químicos para o mesmo efeito.

Relacionados

Técnica inovadora abre portas para o combate de variadas doenças

Rúbrica Científica
25 setembro 2021

As novas células cerebrais artificiais capazes de reter "memórias"

Rúbrica Científica
19 agosto 2021

Nova solução de degradação de plásticos descoberta no estômago das vacas

Rúbrica Científica
25 julho 2021

Nova terapia genética na luta contra a cegueira

Rúbrica Científica
27 junho 2021